27 de novembro de 2013

Beauty | Crónicas de um Cabelo Encaracolado

Se por acaso têm um cabelo encaracolado, cheio de volume, frisado e extremamente seco, então é porque está na hora de raparem a cabeça de continuarem a ler este artigo! Se por acaso o vosso cabelo corresponde a esta caracterização, é como o meu, infelizmente. Tudo começou com um mau corte de cabelo e quando conheci o meu amigo Sr. Alisador. Todas nós pelo menos uma vez na vida já presenciamos um terrível serviço de cabeleireiro e eu não sou excepção! O cabelo encaracolado quanto mais curto é cortado, mais curto fica (wow a sério?), isto porque os caracóis ficam mais leves e o caracol fica mais definido. Como me cortaram o cabelo extremamente curto, além da minha reacção ter sido esta:


Sentia-me assim:




Depois o que é que eu fazia para tornar o cabelo mais comprido? Esticava-o todos os dias. Resultado: Cabelo frito! Foram precisos 3 anos e toneladas de máscara para o meu cabelo voltar ao normal. Mesmo hoje em dia é preciso um esforço enorme da minha parte para ir ao cabeleireiro cortar as pontas, o que em vez de ocorrer de 2 em 2 meses, chega a ser quase 2 vezes por ano (shame on me). Para compensar isso tenho que hidratar ao máximo o meu cabelo para não virar palha de aço! 

Aqui ficam as minhas dicas para quem tem o cabelo encaracolado e seco:

1. Evitar modeladores de cabelo e usar protector de calor cada vez que os utilizam;
2. Usar uma boa máscara hidratante 1 a 2 vezes por semana; após a aplicarem, envolvam a cabeça numa toalha aquecida para que a cutícula dos fios abra e permita uma melhor hidratação; 
3. Evitar "esfregar" o cabelo na toalha para retirar o excesso de água, porque o deixa frisado;
4. Secar o cabelo com um difusor, que ajuda a definir os caracóis em vez que os deixar com aspecto frisado;
5. Pentear o cabelo com pentes de dentes largos, pois diminui a quebra dos fios;
6. Para quem, como eu, tem as pontas meeesmo secas e estragadas, deve aplicar um óleo ou serum de pontas;
7. Outro produto para nutrir cabelos secos e danificados é a keratina líquida, que pode ser aplicada directamente no cabelo ou adicionada à máscara.

Quanto aos produtos que uso no meu cabelo, ando sempre a inventar e à procura de produtos novos, mas estes são os que estou a utilizar no momento:

Lavagem


Champô e Amaciador GLISS da Schwarzkopf - O champô tem sido o meu fiel amigo nos últimos dois anos, de vez em quando compro outro para variar, mas acabo por voltar ao mesmo. Quanto ao amaciador, este é o que estou a usar de momento mas não é de todo o meu preferido, uma vez que não me desembaraça tão bem o cabelo como o da Pantene! 

Máscara Reestruturante TRESemmé - Este boião gigante de máscara dura-me eternidades e costumo fazer hidratações cerca de 2 vezes por semana! Hidrata-me bastante o cabelo e deixa um cheirinho fantástico e duradouro no cabelo. Tem sido a minha preferida. 


Styling e Hidratação

Os produtos de styling e hidratação é que me fazem perder a cabeça! Estou sempre à procura de um melhor do que o anterior, umas vezes acerto e outras arrependo-me.

Nivea Flexible Curls - Apesar de ser um creme de definição tipo 2, ou seja, flexível, não o é de todo! Ou então sou eu que não o sei usar. Costumo usá-lo quando quero dar alguma textura ao meu cabelo, visto que tenho o cabelo fino, para penteados mais elaborados. Não o uso todos os dias porque me deixa o cabelo bastante pesado e rijo, conhecem a sensação? Lá anti-frizz ele é!!

Repair Rescue Schwarzkopf - Este é um dos meus cremes preferidos! Infelizmente já está com os seus dias contados. Lembram-se da edição de Fevereiro da revista Máxima que trazia um destes? Pois é daí que ele vem, já merece descanso ahah. Deixa-me o cabelo bastante leve e hidratado ao mesmo tempo.

24h Anti-Frizz Pantente - Este é o que vou variando com o da Schwarzkopf, apesar de não cumprir as ditas 24h anti-frizz, também deixa um óptimo cheiro no cabelo, deixa-o leve e define os caracóis ao mesmo tempo.

Óleo Maravilhoso Garnier - Este famoso óleo já foi falado por aqui, e é o que tem dado vida ao meu cabelo! Utilizo-o todos os dias (dá para ver que já está bem usado) depois de lavar o cabelo e antes de o secar. Tem um cheiro óptimo. 

E vocês, utilizam alguns destes produtos? Também são umas freaks preocupadas com o cabelo como eu?


11 comentários:

  1. Eu sei que não deve mesmo ter tido piada, mas confesso que me ri imenso com as imagens que escolhes-te!
    Até consigo imaginar!
    :P

    ResponderEliminar
  2. Ahah! adorei :)
    Visita o meu blog também aqui: santiroyalhome.blogspot.com
    Santi

    ResponderEliminar
  3. Também já usei esse champô. O meu cabelo não é muito seco, mas como de vez em quando utilizo a prancha, tenho de o hidratar mais :S

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  4. Kitty is way too cute :)
    Don't forget to join my $30 certificate giveaway
    http://www.beingbeautifulandpretty.com/2013/11/dressale-30-certificate-giveaway.html?m=0
    Keep in touch,
    www.beingbeautifulandpretty.com

    ResponderEliminar
  5. Eu não tenho o cabelo encaracolado mas tenho a dizer que também me dá um trabalho dos diabos :S

    ResponderEliminar
  6. Cátia, nunca tive muita paciência para utilizar produtos no cabelo, é só champô e amaciador :p
    Mas vou aproveitar as tuas dicas e começar a tratar melhor o meu cabelinho!! Merci **

    ResponderEliminar
  7. I like the pantene spray so much!

    xx
    FashionEvELand | FEEL

    ResponderEliminar
  8. Eu bem sei o que sofres com o cabelo encaracolado! :/ Acho que é o tipo de cabelo mais díficil de cuidar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. o meu esta num momento entre os caracois e um alisamento então nao largo a minha remington silk por nada deste mundo ! amo-a! fica liso e sedoso!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo teu comentário!

Deixa o teu link para eu retribuir a visita. *